Novo Bentley Continental GT recebeu motor V8 de 550 cv

Quando se estreou no mercado nacional, em Julho do ano passado, o novo Bentley Continental GT (na sua 3.ª geração) só estava disponível com o "todo-poderoso" motor W12 de 6.0 litros e 635 cv de potência, mas isso acaba de mudar, já que a marca de Crewe acaba de revelar as versões de base equipadas com um bloco V8.

Disponível nas versões Coupé e Convertible, este novo Continental GT conta com um motor V8 biturbo de 4.0 litros a gasolina que produz 550 cv de potência e 770 Nm de binário máximo. Estes números garantem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4 segundos (4,1 segundos para a versão descapotável) e uma velocidade máxima de 318 km/h.

Versão 0 aos 100 km/h Vel. Máx Potência
W12 Coupé 3,7 segundos 333 km/h 635 cv
W12 Convertible 3,8 segundos 333 km/h 635 cv
V8 Coupé 4,0 segundos 318 km/h 550 cv
V8 Convertible 4,1 segundos 318 km/h 550 cv

A marca britânica não especifica o consumo médio homologado para estas novas versões com motor V8, mas podemos esperar registos muito mais contidos do que os 14,2 litros por cada 100 quilómetros que a marca de Crewe reivindica para as variantes com motor W12.

Para ajudar a manter os consumos controlados a Bentley equipou estas versões com sistema start/stop e com uma tecnologia que desactiva quatro dos oito cilindros do motor quando eles não são necessários. Mas não se preocupe, quando carregar no acelerador terá toda a potência à disposição!

A suspensão pneumática adaptativa "Dynamic Ride System" é opcional, mas a suspensão de série conta com barras estabilizadoras em ambos os eixos. A Bentley garante que é um Grand Tourer em todo o seu esplendor, mas se quiser levá-lo ao limite saiba que tem à sua disposição um modo "Sport" que deixa tudo bem mais divertido.

Recorde-se que estas versões com motor V8 estão equipadas com um sistema de tracção integral que distribui o binário entre os dois eixos de acordo com as necessidades, para que tenha sempre potência e tracção onde precisa. Porém, em condições normais este GT comporta-se quase como um modelo de tracção traseira, sendo que o eixo dianteiro é chamado à acção sempre que for necessário.

A imagem exterior é em tudo semelhante aos modelos com motor W12. Porém, destacam-se as quatro saídas de escape e as jantes de 20 polegadas com desenho de dez raios. No caso da versão descapotável importa dizer que a capota eléctrica de lona pode ser accionada em movimento (até 50 km/h) e demora apenas 19 segundos a abrir ou a fechar.

Dentro do habitáculo destacam-se os acabamentos da mais elevada qualidade, os bancos com 20 ajustes eléctricos, o sistema de som com 10 altifalantes e claro, o painel de instrumentos digital. Ainda assim, importa dizer que o painel táctil multimédia rotativo – posicionado bem ao centro da consola – de 12,3 polegadas é opcional.

A estreia no mercado está marcada para o primeiro trimestre de 2020, pelo que ainda é cedo para falar de preços.

Em destaque